sexta-feira, 10 de maio de 2013

Festival Pequeno Cineasta será realizado em agosto com premiação de filmes



Crianças e jovens de 8 a 17 anos de todo o Brasil e do mundo, que se interessam pela produção audiovisual, têm a oportunidade de ver os seus curtas exibidos no 3º Festival Internacional Pequeno Cineasta, que será realizado em agosto deste ano na cidade do Rio de Janeiro. Para participar do evento, os candidatos devem se inscrever no festival até o dia 31 de maio, através do site www.pequenocineastafest.com.br, e enviar pelos Correios uma cópia do seu filme para o endereço descrito no regulamento do evento, também disponível no site.

Com o objetivo de reunir as histórias contadas por crianças e jovens através de material audiovisual, o festival está na sua terceira edição e mostra ao público na cidade do Rio de Janeiro o que acontece quando uma criança tem uma câmera em mãos. Desde a primeira edição do festival foram inscritas uma variedade de histórias contadas pelos pequenos cineastas, com temas detalhados e multiculturais, que são muito úteis para a discussão sobre valores e educação na infância.

Os inscritos serão notificados de sua seleção para o festival por e-mail a partir de 8 de julho e poderão concorrer nas mostras competitivas do festival. O evento apresenta uma Mostra Competitiva Nacional e uma Mostra Competitiva Internacional, ambas divididas nas categorias filmes criados por crianças (8 a 13 anos) e filmes criados por jovens (14 a 17 anos). Além disso, acontece também a Mostra Não Competitiva Oficina Pequeno Cineasta em que são exibidos filmes concebidos pelos alunos da Oficina Pequeno Cineasta, que é um projeto desenvolvido pela diretora do festival com crianças da cidade do Rio de Janeiro.

Além de exibir, o festival também vai premiar os filmes de curta metragem, com duração mínima de 1 minuto e máxima de 10 minutos, realizados por crianças e jovens do mundo inteiro, nos gêneros, ficção, documentário, experimental e animação. Segundo a organização do evento, os filmes devem refletir as opiniões e os pensamentos dos pequenos cineastas, mas podem contar com o auxílio de professores e educadores como suporte técnico e locação de equipamentos e produção, desde que não haja interferência no processo criativo.

Nas Mostras Competitivas o júri é composto por dez crianças e jovens de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro e classes sócio econômicas, junto com a coordenadora pedagógica do festival e um representante do mercado audiovisual. Para os vencedores do Melhor Filme de cada categoria são entregues o Troféu Pequeno Cineasta, e para o Filme Destaque e para o Melhor Filme Júri Popular os vencedores são contemplados com a Claquete Kodak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário