sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O ASFALTO DE CALÇADO E OUTRAS OBRAS DE EDUARDO


Uma boa notícia,  o anúncio de que o Governo do Estado vai asfaltar a PE-158, no trecho entre os municípios de Calçado e Jupi. Essas obras, que vêm sendo feitas na região desde a administração de Jarbas Vasconcelos, tiram cidades do isolamento, encurtam as distâncias e facilitam o escoamento da produção agrícola e pecuária.
Lembro que Jarbas ligou Calçado por asfalto a Lajedo. Levou o asfalto também a Jurema, que era uma cidade um pouco no “meio do nada” e pavimentou a estrada de Lagoa do Ouro, outro município em que os moradores sofriam horrores, por não ter uma rodovia pavimentada.
Eduardo continuou com essa política de recuperar e asfaltar as estradas do Estado. A PE-193, entre Capoeiras e São Bento (na verdade a obra se estende até a Vila do Araçá, em Caetés), está perto de ser  concluída, o trabalho no distrito de São Pedro deve começar dentro de pouco tempo e agora mais essa obra, que beneficiará Calçado, Jucati, Jupi, Lajedo, Garanhuns e outros municípios da região.
Quando os governos não fazem ou erram, cabe ao povo e à imprensa reclamar e criticar. Ao realizarem medidas que beneficiam regiões inteiras do Estado, não custa nada aplaudir e reconhecer.
Os investimentos em estradas, hospitais, escolas e grandes barragens estão entre os mais importantes feitos pelos governos.
Tem gente que ainda hoje abre a boca para falar que o governador Eduardo Campos não fez nada em Garanhuns. Pura ignorância e cegueira. Toda ação realizada no Agreste Meridional, seja em Lajedo, São Bento do Una, Caetés ou Calçado, traz benefícios também para a cidade das flores, que é o pólo da região.
E diretamente para Garanhuns mesmo,  o governo atual realizou a obra mais importante das últimas décadas, construindo a Barragem do Cajueiro. Antes desta, o racionamento e a falta d´água eram constantes no município e as críticas à Compesa eram rotina nas rádios locais. Isso acabou, temos água a jorrão.

Eduardo também tomou uma medida simpática e reivindicada por grande parte da população, quando mandou o presídio feminino da Várzea para longe. Para completar, tirou a cadeia do Bairro Aluízio Pinto, a menos de 2 km do centro e no local construiu um prédio não só belo, mas que está agilizando mais de uma dezena de serviços para os garanhuenses. Como já tive oportunidade de escrever aqui, o Expresso Cidadão é “show de bola”.
O curso de Medicina, apesar dos problemas iniciais, é outra conquista importante para Garanhuns. Os alunos estão fazendo o seu papel de cobrar uma melhor estrutura e esperemos que no futuro essa Escola Superior possa ser respeitada em Pernambuco e no Nordeste. 
No problemático Hospital Dom Moura, o governador tem investido bastante. Só recentemente a unidade de saúde regional ganhou 10 UTIs (nunca teve uma) e um moderno Centro de Urgência Odontológica que atende inclusive nos finais de semana.
Existem outras ações de peso do Governo Estadual na Suíça Pernambucana e no nosso entorno, mas por enquanto essas que foram citadas bastam.
Enfim, não é à toa que Eduardo Campos é hoje o governador mais popular do Brasil, segundo apontam seguidamente as pesquisas do Datafolha. (A foto que ilustra a matéria foi publicada originalmente no site do Jornal de Caruaru.

Fonte: Blog de Roberto Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário