sexta-feira, 2 de março de 2012

Governo oferece capacitação para gestores municipais


O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH, iniciou e o 1º Módulo da Oficina de Capacitação para gestores dos municípios pernambucanos na área da assistência social. O encontro abordou a questão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e o programa Brasil Sem Miséria.

A abertura do evento contou com apresentação de crianças da Fundação AIO, que por quatro rodadas consecutivas foi premiada pelo Programa Todos com a Nota - Módulo Solidário, coordenado pela SEDSDH, concorrendo na categoria de grande porte. Representando a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, a secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social - SEDAS, Ana Rita Suassuna, abriu a oficina destacando a importância dos gestores municipais em participarem dessa capacitação, no que diz respeito a Política Nacional da Assistência Social - PNAS. Para Ana Rita "o objetivo principal é qualificar o nosso Estado na área da assistência social, saber como lidar com a questão da pobreza, sem que ela vire assistencialismo", ressaltou.

Convidada para participar da oficina Ieda Castro, secretária de Assistência Social do município de Maracanaú do Estado do Ceará. Ieda trouxe experiências vividas e compartilhou técnicas utilizadas em sua cidade. Para ela, falar de pobreza e SUAS, não é algo simples. "É necessário criar estratégias com o objetivo de consolidar o sistema e pensar em uma política de segurança alimentar", sintetizou. No período da tarde houve grupos de estudos para discutir as formas de trabalho que cada município vem desempenhando na assistência social.

Paulo Almeida/SEI
A abertura do evento contou com apresentação de crianças da Fundação AIOO SUAS - É um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social - PNAS, envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

BRASIL SEM MISÉRIA - O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem estar da população. As famílias extremamente pobres, que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário