quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Garanhuns abrigará centro tecnológico

Empreendimento surge a partir de parceria entre Governo de Pernambuco e Governo da Itália. Investimento está avaliado em U$ 40 milhões. "Governo vai incentivar tecnologias limpas", diz Sérgio Xavier

Focado no desenvolvimento e aplicação de tecnologias, o Centro de Tecnologia Climática Aplicada (CTCA) deve ser instalado em Garanhuns, no Agreste do Estado. O empreendimento surge a partir de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e o Governo da Itália. O investimento do projeto está avaliado em U$ 40 milhões e o processo de instalação deve começar no primeiro semestre de 2012, com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco. O prédio do CTCA será autossustentável. Ele produzirá toda a energia que utilizará. Em setembro, o Estado e a União assinaram um termo de cooperação para promover transferências tecnológicas, ampliar o uso de tecnologias limpas e energias renováveis.

Lajedo também será beneficiado pelos novos investimentos em tecnologia. Será instalada, no primeiro semestre de 2012, no município, uma empresa que produzirá lâmpadas LED, turbinas eólicas de levitação magnética, turbinas hidrodinâmicas e painéis concentradores fotovoltaicos. A empresa se instalará provisoriamente em um galpão cedido pela prefeitura. Ao menos, 20 empregos diretos vão ser gerados. A intenção é que, posteriormente, um distrito industrial seja construído no município.

A escolha por municípios do Interior visa descentralizar o desenvolvimento do setor tecnológico. “Diante de tanta potencialidade desse tipo de solução, o Governo pretende incentivar a tecnologia”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier. Ele comentou ainda que, recentemente, duas empresas declararam interesse de fabricar veículos elétricos em Pernambuco. O impasse em todo o País, no entanto, continua na concessão de benefícios.

Camila Lima – Especial para a Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário