sexta-feira, 19 de abril de 2013

Comunidade Fulni-ô comemora o Dia do Índio


Em comemoração ao Dia do Índio, a comunidade escolar indígena Fulni-ô, município de Águas Belas, está promovendo hoje (19) o evento “Fulni-ô, Símbolo de Resistência e Heroísmo”. A história deste povo forte e resistente vem sendo representada desde as 9h na Escola Estadual Indígena Fulni-ô Marechal Rondon por meio de apresentações culturais étnicas como danças, toré, cafurna, e cânticos, além de exposições e comercialização do artesanato local. 

Na programação do dia, o visitante que for prestigiar a comunidade participará ainda da culminância do projeto “Artesanato Indigena” e terá também acesso às salas de vídeo e de palestras. 

A partir das 16h, em frente ao Posto da FUNAI (Coordenação Técnica Local – Águas Belas), a agenda de comemorações ao Dia do Índio é encerrada com show de artistas locais e apresentação teatral. 

A GRE Agreste Meridional parabeniza esta iniciativa de preservação cultural e orgulho étnico, compreendendo a importância da luta pela manutenção da identidade do povo Fulni-ô. Dentre as ações de apoio e atenção a esta comunidade indígena que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, ganha destaque a inclusão da Língua Materna YAATHE no currículo das Escolas Estaduais Indígenas de Águas Belas em novembro de 2010, uma conquista do Gestor Regional Paulo Lins em respeito e admiração à cultura local.

Foto: Ademar Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário