quarta-feira, 11 de abril de 2012

Governador fala sobre crescimento do Nordeste


O seminário “Nordeste Brasileiro: Oportunidades de Investimento e Investindo em Oportunidades”, organizado pelo Banco Mundial (Bird), foi o fórum para os governadores da região Nordeste apresentarem as perspectivas de crescimento de seus respectivos estados.

 O governador Eduardo Campos (PSB) apontou as obras de infraestrutura como uma grande oportunidade para os grupos norte-americanos. O regime de parcerias público-privadas (PPPs) foi apontado como uma janela de oportunidades que se abre no estado. Eduardo enumerou alguns empreendimentos como o novo porto do Litoral Norte, a construção do Arco Metropolitano, o Pontal do Sertão, a Cidade da Copa e o saneamento da Região Metropolitana do Recife como os principais.

“Temos um déficit histórico na nossa infraestrutura e agora chegou a hora de pagarmos a nossa dívida”, pontuou. Sobre o Nordeste, ressaltou que a nova fase que vive a região é fruto das mudanças ocorridas no Brasil nas três últimas décadas. “O país consolidou a sua democracia, conquistou a estabilidade econômica, deu mais consistência ao seu sistema financeiro e, sobretudo, abriu um grande debate sobre desigualdade social capitaneado pelo ex-presidente Lula. E quando colocaram a desigualdade na pauta, o Nordeste apareceu não mais como um problema para o Brasil, mas como parte da solução”, destacou.


O contrato do empréstimo de US$ 500 milhões que seria assinado durante a reunião foi remetido ao Ministério da Fazenda e será firmado na próxima quinta-feira, em Brasília. Também participaram do seminário os presidentes do BID, Luís Alberto Moreno, e do BNDES, Luciano Coutinho, além dos governadores Cid Gomes (Ceará), Marcelo Déda (Sergipe), Wilson Martins (Piauí), Teotônio Vilela Filho (Alagoas) e Ricardo Coutinho (Paraíba). A Bahia, o Rio Grande do Norte e o Maranhão foram representados por secretários de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário